A segurança alimentar é um dos maiores desafios do nosso tempo e está diretamente ligada ao cenário geopolítico global, envolvendo fatores como estabilidade política, renda per capita, capacidade econômica, infraestrutura logística e políticas de acesso e distribuição de alimentos.
Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), quase 800 milhões de pessoas ainda enfrentam a fome, enquanto mais de um bilhão de refeições são desperdiçadas diariamente em todo o mundo. Esse contraste evidencia as distorções do sistema alimentar global.
Uma iniciativa recente que recolocou o tema no centro das discussões foi o lançamento da Aliança Global Contra a Fome e a Pobreza, em novembro de 2024, durante o G20 no Rio de Janeiro. Construída ao longo de um ano por meio de diálogo e cooperação internacional, a Aliança nasceu com 148 membros fundadores e o objetivo ambicioso de erradicar a fome e a pobreza até 2030, reduzir desigualdades e fortalecer parcerias para o desenvolvimento sustentável. No plano interno, o governo brasileiro pretende retirar o país do Mapa da Fome até 2026…
Clique aqui e acesse a matéria completa.